quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Praça Batista Campos.



A Praça Batista Campos localiza-se na cidade de Belém, no estado do Pará, no Brasil.
No século XIX, o terreno pertencia a Maria Manoela de Figueira e Salvaterra, logo ficou conhecido como: “Largo da Salvaterra”. Com a morte da ex-proprietária,  a praça passou a pertencer à Câmara Municipal de Belém, sendo denominada de: “Praça Sergipe”, em homenageiando a nova província brasileira.
                                     
Em 1897, durante o governo de Antônio Lemos, a praça homenageou com seu nome um dos principais personagens da Cabanagem: Batista Campos, morto em 1834. Na época era um simples terreno de grande extensão com algumas mangueiras e um canteiro central. Três anos depois, quando foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1904, já era considerada uma das praças mais belas de Belém.
Obedecendo ao plano “jardins sem grades”, a praça possuia quatorze entradas, mais tarde os calçadões da mesma receberam revestimentos de mosaico português com motivos marajoaras. Hoje a praça possui coreto, cursos d'água com pontes e está jardinada com árvores nativas.
A Praça Batista Campos foi tombada pelo município em 1983. Em 1986, ganhou novos equipamentos e passou por uma restauração buscando características perdidas no início do século XX, durante a primeira reforma. Desde 1987 a Associação dos Amigos da Praça Batista Campos também ajuda a preservá-la.
Em 2008, a praça passou por uma grande restauração coordenada pela empresa Engetower Engenharia, ganhando estruturas mais modernas e organizadas, porém mantendo suas principais características, como seu ajardinamento sem grades, plantas ornamentais, córregos, pontes, bancos, caramanchões, chafariz e coretos de ferro.


Hoje é nomeada como um dos ambientes mais bonitos da capital paraense, possui quase 3 mil metros quadrados de área, fica localizada na região formada pela Serzedelo Corrêa, Mundurucus, Tamoios e Padre Eutiquio. Classificada também como um espaço cultural onde os visitantes podem praticar atividades físicas, lazer ou apenas buscar por paz e sossego.



Praça Batista Campos apresenta características diversificadas, de tempos antigos em suas esculturas. Na escultura de uma mulher de metal, é evidenciado o uso da base sob a mulher, que demonstra uma dramaticidade e movimento com seus membros inferiores e na cabeça, porém, há uma falta de movimento em seus membros superiores que estão completamente juntos. Não há uma maior preucupação com os detalhes do corpo humano, apesar de ser um corpo nu.  
Seus coretos, pontes, bancos, etc, apresentam colunas com capiteis, uns mais trabalhados quanto outros, colunas com a mesma proporção de tamanho na maioria das vezes, coretos ferro com variados detalhes em suas colunas, seu teto com esculturas de animais. Detalhes que são originários da arte européia, mas como já foi dito há uma certa junção da arte de épocas diferentes, uma arte simples e não tão detalhosa, características presentes no período, da arte Greco-Romana, Renascentista e Barroca.
Todos os dias centenas de pessoas visitam a praça, e devido a isto a mesma exige cuidados e manutenção, tudo para que não perca o seu “charme europeu”, conquistado e mantido até hoje. A conservação e manutenção da praça cabe ao poder público municipal.



Equipe: Bruno Moura, Marcus Lucas, Fábio Alexandre, Daniel Contreiras e Marja Louise.

2 comentários:

  1. O texto tá metade copiado da wikipédia, incluindo as mesmas palavras e formações de frases. Eu estava procurando por mais que isso para meu próprio trabalho da UFPA.

    ResponderExcluir
  2. Qual a origem da estátua que esta na Praça Batista Campos? Quem criou a imagem? Qual o artista? Veio de onde?

    ResponderExcluir